REGIONAL

Pirituba: Projeto “Das ruas para o Ringue” busca reinserir jovens na sociedade

Treinador Fernando ‘Bolacha’ ministra aulas no centro esportivo da região

Publicado às 10h50

Por Cristina Braga

Ao entrar no Centro Esportivo de Pirituba, na sala do boxe, dá para ver o orgulho que o idealizador do projeto “Das ruas para o Ringue”, Fernando Menoncello – mais conhecido como Bolacha -, tem de seus alunos. “Começamos há seis anos com treinos abertos e gratuitos no parque de Pinheiros para a galera. Em 2016, assumi um espaço na Freguesia do Ó, onde iniciei um trabalho social chamado ‘Das ruas para o Ringue’, que está se tornando referência na formação de futuros campeões”, explica o professor.

No último dia 9 de maio, o jovem André, de 16 anos, após cumprir 11 meses de medida socioeducativa na Fundação Casa Tapajós, em Franco da Rocha, não quis perder mais tempo: encarou sua primeira aula de boxe com ‘Bolacha’. O resultado positivo foi alcançado por meio da palestra de apresentação do projeto, realizada no centro esportivo em abril.

O próprio treinador é um exemplo de persistência no esporte e na vida. Com uma juventude conturbada, encontrou na modalidade seu caminho para dar a volta por cima, tornando-se boxeador competitivo. Entre os títulos conquistados está o do torneio Kid Jofre, além de ter vencido a seletiva para ser representante do Brasil no desafio internacional de barra fixa do famoso Guinness World Records.

Foto: Cristina Braga

Para ‘Bolacha’, a recuperação é um processo individual, mas “se a pessoa canaliza a atenção para o esporte com o objetivo de mudança, certamente ele pode contribuir para tirar o adolescente da criminalidade e das drogas”. “O boxe praticado ali nos tatames tem um viés mais moderno de tocar o adversário e não ser tocado, portanto, com menos impacto, maior movimentação de pernas e menos violência.”

O projeto já conta com quase 200 alunos no total. As aulas de boxe no Centro Esportivo de Pirituba acontecem de segunda a sexta, às 10h e 19h30, com professores parceiros do projeto. A unidade fica na Avenida Agenor Couto de Magalhães, 32, em Pirituba.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio