Publicado em 27/01/2023 às 9h30
por Redação
Após constatar problemas estruturais no prédio da E.E Alarico Silveira, na Barra Funda, a Secretaria da Educação de São Paulo resolveu transferir os alunos para a escola Benedito Tolosa, na Casa Verde, a mais de quatro quilômetros de distância. A mudança “repentina”, considerando que a escola aguardava por reforma há mais de dois anos, motivou pais e alunos a protestarem em frente à sede da secretaria na última quinta-feira, 26 de janeiro.
Como a reforma não saiu do papel, as rachaduras identificadas em 2020 pelos funcionários da unidade só foram piorando com o passar do tempo. Mesmo assim, as aulas seguiram normalmente na escola até outubro do ano passado. A intervenção só aconteceu, de fato, quando prédio já estava bastante prejudicado, oferecendo risco aos alunos e funcionários. Para se ter ideia, há dois anos, a direção da escola chegou a interditar duas salas de aula, cozinha, parte do pátio e uma das quadras porque apresentavam risco de desabamento. Naquele ano, também era prevista a execução de adequações no prédio, visto que a escola havia sido selecionada pelo PEI (Programa de Escola Integral). Mas nada disso se concretizou.
Reforma em andamento
Agora só resta aos alunos percorrer mais de quatro quilômetros para estudar, sem direito a transporte. O único benefício disponível é o passe escolar. Sobre a transferência, a pasta destaca que os estudantes serão atendidos pela escola indicada e que retornarão para a escola de origem quando as obras forem finalizadas. “Nenhum aluno será prejudicado.” A expectativa é que a reforma na unidade da Barra Funda seja concluída até o final deste ano.
Adicione Comentário