Publicado em 18/02/2022 às 8h50
por Redação
As subprefeituras Lapa e Freguesia/Brasilândia estão entre as regionais da capital beneficiadas com o projeto “jardins de chuva”, da Prefeitura. De acordo com a administração municipal, essas áreas verdes, além de colorirem as vias com plantas e flores, têm como funcionalidade a captação de águas pluviais. Na prática, são jardins que ajudam a minimizar os efeitos dos alagamentos ao ampliar a permeabilidade do solo. “A implantação de áreas verdes é muito importante para diminuir a aridez da cidade, com a utilização de plantas e flores. Porém mais do que isso, os jardins de chuva têm como diferencial a capacidade de drenar a água que até então ficava acumulada no asfalto. É mais uma medida para diminuir os pontos de alagamentos”, afirma Alexandre Modonezi, secretário municipal das Subprefeituras.

A SMSUB (Secretaria Municipal das Subprefeituras) tem sido a responsável pela implantação do projeto desde 2017. De lá para cá, mais de 200 unidades já foram instaladas em vários pontos da cidade. Na região da Freguesia, por exemplo, os jardins ficam nas avenidas Ministro Petrônio Portela, número 150, e João Paulo I, 543. Também é possível encontrá-los nas ruas Estevão Barbosa e Apinajés, em Perdizes, além da Vespasiano e Sepetiba, na Lapa. Em Pirituba, por sua vez, um único jardim foi instalado no entroncamento das ruas Dom Erico Ferrari, Deolinda de Jesus Fernandes e Dr. Carlos Afrânio da Cunha.

A expectativa, segundo a Prefeitura, é que outros 400 jardins sejam entregues até o final de 2024, via financiamento internacional.

Adicione Comentário