REGIONAL

Prefeitura realiza oficina sobre revisão do Plano Diretor na Terra Indígena do Jaraguá

Publicado em 09/09/2022 às 8h30

por Redação/via Secom

Os guaranis da Terra Indígena do Jaraguá receberam na última terça-feira, 6 de setembro, representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) para tratar da Revisão do Plano Diretor. A oficina, a segunda realizada em território indígena, ocorreu na Aldeia Yvy Porã com a presença de lideranças guaranis e de representantes do Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

Foto: Reprodução/TV Globo

A conversa foi realizada na Casa de Reza, um local sagrado para os povos originários, e iniciou com a fala de abertura de Márcio Mendonça Boggarim, cacique da aldeia. “Gostaria de desejar boas-vindas para todos vocês que estão aqui hoje. É muito importante ouvir os povos originários e sua visão de mundo. Nós, enquanto indígenas, temos o conhecimento de como viver com a natureza e com os animais e, quando falamos em desenvolvimento, precisamos pensar na proteção desse espaço. Então é muito importante discutir esse assunto, principalmente para termos um desenvolvimento sem agredir a natureza e os rios.” Em seguida, a equipe da Coordenadoria de Planejamento Urbano da SMUL apresentou os principais pontos do Diagnóstico da Aplicação do PDE para a região do Jaraguá, onde estão situadas seis aldeias indígenas.

Foto: Reprodução/ Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Sobre a revisão do PDE

No site planodiretorsp.prefeitura.sp.gov.br é possível saber mais sobre as propostas de revisão do PDE para a cidade, inclusive para a zona noroeste. No caso da TI Jaraguá, o texto destaca que “a demarcação de terras indígenas é instrumento essencial para garantia da proteção e manutenção dos ecossistemas do território.” Confira o que diz a Prefeitura sobre o tema:

“São demarcadas hoje quatro Terras Indígenas, sendo três a sul do município (Barragem, Guarani do Kurukutu e Tenondé Porã) e uma ao norte (Jaraguá) que ajudam a preservar a cultura dos povos Guarani, Guarani Mbya e Guarani Ñandeva. Essas Terras Indígenas têm importante função de preservar e proteger os remanescentes florestais em seu interior. O Mapeamento da Cobertura Vegetal de 2020 mostra uma preservação maior do que 90% da área como cobertura vegetal (não considerando áreas de agricultura).”

Para a macrorregião da qual fazemos parte são listadas as seguintes metas:

  • Implantar o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem – Perus-Jaraguá.
  • Garantir a permanência e preservação dos patrimônios naturais e culturais, principalmente o complexo Fábrica de Cimento e o Parque Anhanguera. Plano Regional da Subprefeitura Perus.
  • Recuperação, proteção e requalificação do patrimônio cultural formado pelos edifícios históricos da antiga pedreira Morro Grande e pelo Centro Histórico da Freguesia do Ó.
  • Compatibilizar os projetos viários e intervenções urbanas previstos na Macroárea de Estruturação Metropolitana com o desenvolvimento das Zonas Eixo de Estruturação da Transformação Urbana, preservando identidade histórica e cultural da região e promovendo maior conexão interna entre bairros da Subprefeitura.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • French window
  • Dédale vantant ses œuvres à Pasiphaé
  • Savigny
  • Trabbie inevitably
  • Hammett
  • Cheese coin
  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra