Publicado às 14h
G1 São Paulo
A Prefeitura de São Paulo vai colocar em consulta pública os termos do edital de concessão de quatro terminais de ônibus. Com a concorrência internacional, a administração municipal quer entregar o controle e a manutenção dos terminais à iniciativa privada por 35 anos.
A Secretaria Municipal de Desestatização informou que quem ganhar a concorrência vai ter que requalificar os terminais, melhorar os serviços de administração, manutenção e vigilância e torná-los acessíveis.
A audiência pública que vai discutir a concessão desses quatro terminais vai ser no dia 27 deste mês, no auditório do Edifício Jockey Club, no Centro de São Paulo, às 9h.
“Sanitários, as informações podem melhorar”, disse a estudante Natália Fagundes, usuária do Terminal Pirituba.
Hoje, o município gasta R$ 710 mil por mês para manter o terminal e ele rende R$ 49 mil em aluguéis. E a conta sempre fecha no vermelho.
Para a prefeitura, a solução é passar a administração pra iniciativa privada. Como os terminais são sempre bem movimentados isso atrai os comerciantes. Em Pirituba passam 39 mil passageiros por dia. Ele não é nem dos maiores terminais mesmo assim tem 12 lojas. A maioria é lanchonete.
“Nosso tempo é corrido, então a gente aproveita muito o lanche, essas coisas aqui no terminal”, disse a operadora de caixa Taís Matos.
Além do de Pirituba, o segundo lote de concessão inclui os terminais Cidade Tiradentes, na Zona Leste; Santo Amaro, na Zona Sul; e Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. Pelos quatro terminais passam, diariamente, 224 mil passageiros.
A empresa que ganhar a concessão vai ficar responsável pela administração, manutenção e conservação dos terminais; pela execução das obras de requalificação; e por fazer obras de melhoria no entorno.
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