SAÚDE

Campanha de vacinação não atinge meta, e sarampo avança em São Paulo

Publicado em 01/11, às 11h50

Por Priscila Perez

Em apenas uma semana, os casos de sarampo aumentaram 9,33% na capital. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a meta de vacinação em crianças de seis meses a cinco anos não foi atingida na cidade. Até o momento, a doença é mais comum entre crianças de até dois anos de idade. Porém, a incidência é maior em bebês com até seis meses: foram 271 casos em outubro, contra 52 de setembro. Só para se ter ideia, dos mais de 10 mil casos assinalados em todo o Estado, 6 mil são relativos à capital.

Foto: Getty Images.

Diante da situação, a Prefeitura já adianta que irá fazer uma busca ativa, realizada por agentes de saúde, por crianças que ainda não foram imunizadas. As equipes passarão a visitar as casas dos paulistanos para agilizar a vacinação. “Em tempos sem incidência de sarampo, não se vacina crianças menores de um ano. Agora, com o vírus circulando, voltamos a vacinar as crianças a partir dos seis meses”, alerta a diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Helena Sato. Segundo ela, o número de casos aumentou nessa faixa etária porque as crianças não estavam sendo vacinadas. E o vírus, agora, está circulando com mais intensidade.

Calendário de vacinação

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da vacina em duas doses:  a primeira, tríplice viral, aos 12 meses, e a segunda, tetra viral, que protege também contra a varicela, aos 15 meses. Os bebês a partir de seis meses devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Sarampo em bebê. Foto: Divulgação.
Como identificar o sarampo?

No caso dos pequenos, crianças com idade inferior a seis meses não devem ser expostas a aglomerações. O importante é manter a higiene e a ventilação dos ambientes. Outra recomendação é procurar pelo médico se observar qualquer sintoma da doença. A pessoa apresenta manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, manchas brancas na mucosa bucal e conjuntivite.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure