Publicado em 15/01, às 12h
Por Priscila Perez
Com o cancelamento da licitação que forneceria o uniforme escolar aos alunos da rede municipal, muitas famílias ficaram preocupadas com a possibilidade de não recebem os kits até o início do ano letivo, previsto para o dia 5 de fevereiro. A reprovação em massa das 20 empresas participantes da concorrência surpreendeu a Prefeitura de São Paulo, que foi obrigada a anunciar um “plano b” para suprir toda a demanda por uniformes.
Em fevereiro, pais e responsáveis receberão nas escolas um cartão bancário com R$ 215. A compra das vestimentas deverá ser realizada em lojas credenciadas pela Secretaria da Educação, distribuídas em toda a cidade. Segundo o secretário Bruno Caetano, os pontos de venda serão fiscalizados pela pasta para garantir a qualidade dos produtos fornecidos. Com o dinheiro em mãos, as famílias poderão comprar as peças que julgarem necessárias.
Entenda o caso
Segundo o prefeito Bruno Covas, a qualidade dos uniformes não atendeu ao padrão exigido pelo edital. Cerca de 661 mil kits com camisetas, meias, jaqueta, calça, blusão, bermuda e tênis deveriam ser fornecidos pelas empresas vencedoras ao final do processo.
A reprovação ocorreu após “testes de análise” realizados em novembro pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo IBTEC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos). Em entrevista à Rádio CBN, Covas confirmou que as três primeiras colocadas de cada lote foram reprovadas. As camisetas ficaram cheias de bolinhas, e os tênis machucavam os pés.
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