Publicado às 12h10
G1 São Paulo
Pais de filhos matriculados em creches na cidade de São Paulo têm reclamado pelo fato de, a poucos dias do início do ano letivo, muitas das unidades estarem ainda em construção. A situação das unidades educacionais ainda em obras foi revelada pelo G1no início do mês.
Em umas das unidades, na Zona Sul, onde a reportagem do SP1 conseguiu entrar, há blocos de concreto e pilhas de madeira encostadas em salas, e não há reboco nas paredes.
“No mínimo, me senti enganado. Fiquei aguardando um pouco mais de um ano na fila, identifiquei que estava com status de matriculado”, disse Anderson Geraldo do Nascimento. “Você chega aqui e se depara com situação completamente impossível de se acreditar.”
Após ver o CEI Castelo Branco, onde o filho foi alocado, Anderson desistiu da vaga. A obra foi erguida, mas falta muito para ser terminada. “Fui até a diretoria regional de educação da Freguesia do Ó, mostrei a foto inclusive do prédio. Um dia depois eles já encaminharam para uma creche mais próxima de casa”, afirmou Anderson.
A cidade de São Paulo terminou 2017 com 44 mil crianças na fila por vagas em creches. O ano letivo começa em 5 de fevereiro.
Secretaria garante que obras estarão prontas
O secretário-adjunto de Educação, Daniel de Boni, afirmou ao jornal que todas as unidades estarão prontas a tempo do ano letivo.
“Em cada unidade a diretoria regional vai fiscalizar, vai ficar em cima e nós também estamos muito empenhados para que todo mundo esteja tranquilizado em relação a isso”, disse. Ele garante que todas as crianças que aparecem matriculadas no sistema da prefeitura terão vaga.
Segundo De Boni, os contratos com as creches conveniadas e inacabadas foram assinados no final de 2017, de forma que algumas obras estão atrasadas.
Adicione Comentário