EDUCAÇÃO

Prefeitura anuncia reabertura de escolas para atividades extracurriculares a partir de 7 de outubro

Publicado em 17/09/2020, às 13h30

Por Redação

Prefeitura e Governo do Estado estão recebendo pressões de tudo quanto é lado. Mas vamos continuar a agir conforme orientações da Saúde”, disse o prefeito Bruno Covas em entrevista coletiva virtual ao meio dia dessa quinta, 17 de setembro. Segundo o prefeito, o ensino superior poderá retomar aulas presenciais já a partir de 7 de outubro, de forma opcional. Já as crianças e jovens, de 0 a 17 anos, poderão voltar às escolas apenas para atividades extracurriculares e, novamente, sem obrigatoriedade de presença para escolas, professores ou alunos.

Respondendo a questionamento da imprensa, o secretário de educação, Bruno Caetano, afirmou que crianças de pré-escola poderão ir às atividades complementares, que, segundo ele “seriam aquelas que já acontecem em cursos livres e extras”. Por outro lado, negou que haverá “acolhimento” nas escolas, ação que deverá acontecer em domicílio, por equipes da saúde e da educação, atuando em conjunto.  O secretário estadual, Rossieli Soares, também presente à coletiva, acrescentou que seriam atividades de línguas, esportivas e outras similares.

Segundo o prefeito, depois que essas atividades forem retomadas, a Prefeitura vai voltar a fazer análises para estudar eventuais mudanças, inclusive as a retomada das aulas presenciais, a partir de 3 de novembro. Covas ainda ressaltou que os inquéritos sorológicos vão continuar, assim como acompanhamento dos números de avanços ou recuo na transmissão.

Bruno Covas ainda criticou o diretor do colégio Bandeirantes, na Vila Mariana, onde ele estudou. “Não tenho medo de cara feia. Lamento que o diretor de um colégio esteja procurando a imprensa até para comentar conversas que teria tido com pais de alunos. Ele está perdendo a postura, como aconteceu em debate sobre o projeto ‘Escola sem Partido’, realizado pela Folha de S.Paulo, quatro anos atrás”, disse o prefeito.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o diretor do Bandeirantes, Mauro Aguiar, se diz “horrorizado com a forma como o prefeito Bruno Covas está tratando a educação” e se disse decepcionado com o ex-aluno. O diretor ainda declarou que “adiar a reabertura das escolas como vem fazendo é um crime, uma tragédia e vai ter consequências graves”. Na mesma entrevista, o diretor ainda comentou conversas que teria tido com o avô do prefeito, o ex-governador Mário Covas, e também com a mãe do ex-aluno que atualmente é prefeito da capital.

O secretário de saúde, Edson Aparecido, disse que o risco de contaminação pelas crianças é pequeno, já que 66% das que apresentaram resultado positivo para Covid 19 são assintomáticas. Pelo inquérito sorológico feito pela Prefeitura com estudantes, o índice de crianças e adolescentes contaminados é menor que 10% na rede particular e chega a 18% na rede pública municipal.

A Prefeitura ainda anunciou que haverá atendimento sócio-emocional para crianças para evitar casos de violência doméstica e outros problemas com o público infantil.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure
  • Nerea