REGIONAL

Cronograma de obras da Linha 6-Laranja será apresentado até fevereiro de 2020

Publicado em 26/11, às 9h50

Por Cristina Braga

A empresa espanhola Acciona deverá retomar as obras da Linha 6-Laranja do Metrô, paralisadas há dois anos, segundo o Governo de São Paulo. A companhia comprou parte do consórcio “Move SP”, que era o responsável pela construção. A futura linha vai da Brasilândia, na zona norte da cidade, até a Estação São Joaquim, na região central.

Até 9 de fevereiro de 2020, o Governo do Estado avaliará detalhadamente a compra do contrato pela Acciona, a capacidade técnica de tocar a obra e operar a linha, além de apresentar o novo cronograma. De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, é preciso dar “anuência para que a transferência de posse seja feita para a empresa espanhola”. “A conclusão das 15 estações, que totalizam 15,3 quilômetros, ligando a Brasilândia até São Joaquim, deve ocorrer em até quatro anos após sua retomada”, disse. O ramal deverá transportar cerca de 650 mil passageiros diariamente. A empresa espanhola será a responsável por avaliar a qualidade das estruturas que já foram realizadas.

Canteiro de obras da Linha Laranja. Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG.
Imbróglio

A implantação da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e no ano seguinte, em setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo informou ao governo estadual a paralisação integral das obras civis, alegando dificuldades na obtenção de financiamento de longo prazo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), especialmente pelo envolvimento das empreiteiras brasileiras na Operação Lava Jato. O custo anunciado em 2013 era de R$ 8,9 bilhões, divididos entre Estado e concessionária. O Governo de São Paulo ainda desembolsou R$ 1,7 bilhão a mais, principalmente para desapropriações.

A Linha 6 será a responsável por fazer conexões com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e com a 7-Rubi e a 8-Diamante, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure