REGIONAL

Parque da Água Branca comemora 90 anos e abre “Semana Nosso Ambiente” em São Paulo

SIMA apresenta programação especial de atividades em Parques e Unidades de Conservação do Estado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado às 12h35

O aniversário de 90 anos do Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Água Branca, abre a programação especial da Semana do Meio Ambiente. Diversas atividades esportivas, culturais e de educação ambiental serão realizadas nos parques estaduais da capital e do interior. A programação está disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/semana2019/#1558646538428-3060f4ce-9417

No sábado (1º), o Parque da Água Branca realizará palestras, oficinas, feira de agricultura orgânica e campanhas de vacinação.

“A Semana Nosso Ambiente tem o objetivo de aproximar a população dos parques e das áreas verdes e propiciar atividades de educação ambiental. Nosso objetivo é fazer dos cidadãos protagonistas na conservação e na preservação da natureza”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O evento contará com atividades e exposições que serão desenvolvidas pelas associações sediadas no parque, grupo de escoteiros, equipes de monitores ambientais e pelos Institutos Geológico e de Pesca. A Secretaria de Saúde realizará atividades de conscientização sobre o mosquito da dengue, além de vacinação contra gripe e febre amarela.

Além das instituições do Governo do Estado, como atrações adicionais, estarão disponíveis para as crianças brinquedos infláveis e o circuito do trenzinho.

A Sabesp atuará com campanhas educativas sobre o uso racional da água, com a apresentação do caminhão “limpa fossa”. A CETESB apresentará os equipamentos utilizados no atendimento a emergências químicas, e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO) estará com uma programação especial com visitas guiadas e oficinas monitoradas para o público.

O evento contará também com a apresentação da Cavalaria, dos Cachorros e da Banda da Polícia Militar.

História do parque

Em meados de 1904, a população de São Paulo abastecia-se de produtos hortifrutigranjeiros oriundos de chácaras periféricas de alguns bairros residenciais da cidade.

O Parque Água Branca surgiu na época de desenvolvimento agropecuário, tornando-se patrimônio desse setor. Criadores e fazendeiros, na década de 1920, participaram de uma campanha para que São Paulo tivesse um Recinto de Exposições e um local para ser sede do departamento da Secretaria da Agricultura do Estado.

Em 25 de abril de 1928, o governo de São Paulo transferiu as antigas dependências de Exposição Animal e de Exposições da Mooca para a Água Branca. O local foi chamado de Pavilhão de Exposição de Animais, mais tarde chamado de Parque Dr. Fernando Costa, em homenagem ao seu fundador.

Durante o período de 1939 a 1942, foram adquiridos pelo Governo do Estado de São Paulo, mais de 12.022,27m², totalizando assim a área atual do Parque.

Em 1979, grandes exposições de gado foram definitivamente transferidas para o Recinto de Exposições da Água Funda, por motivos de modernização da área de exposições e necessidade de espaços mais amplos para a circulação dos visitantes.

Em 1996, o local foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). Em 2004, também pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Por meio de decreto de 2012, o Parque foi transferido da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para a Coordenadoria de Parques e Parcerias – CPP da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Sobre o MUGEO

O Museu Geológico foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte do seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931). O acervo é composto de equipamentos geológicos de séculos passados, fotografias antigas, mapas e coleções de minerais, de rochas e de fósseis.

O MUGEO oferece oficinas monitoradas a escolas públicas e particulares, a grupos organizados da comunidade e promove exposições temporárias e itinerantes.

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Dia 8/6 (sábado): visita guiada às 15h
Dia 9/6 (domingo): visitas guiadas às 11h e às 15h

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure