REGIONAL

Prefeitura retoma obras dos CEUs Taipas, Pinheirinho D’Água e Freguesia do Ó

Construções estão interrompidas desde 2016

Publicado às 12h30

Por Gabriel Cabral

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), vai retomar as obras de 12 Centros de Educação Unificada (CEUs) da cidade, dentre eles o Taipas, o Pinheirinho D’Água (Jaraguá) e o Freguesia do Ó, todos paralisados desde 2016 pela então gestão de Fernando Haddad (PT), que aprovou a criação das unidades de ensino, planejou e deu os primeiros das construções.

Durante os seus primeiros dois anos de mandato, João Doria (PSDB) manteve a paralisação, que agora é descongelada pela então gestão do atual prefeito, braço direito e vice do empresário e político.

Os 12 CEUs têm, em média, um terço das obras executadas. Alguns, entretanto, ainda estão em estágio inicial. A retomada representará um investimento de R$456 milhões, sendo que R$60 milhões serão autorizados para liberação ainda neste ano. O restante da verba será investido nos anos de 2019 e, também, 2020, prazo de entrega final dos espaços educacionais, encerramento do mandato de Covas e nova eleição.

A Secretaria Municipal de Educação explicou à Folha de SP que partes internas de cada construção podem ser liberadas assim que estiverem prontas, como creches e quadras.

O abandono de obras deixou algumas áreas mais perigosas, sem iluminação. “Ano de eleição é sempre assim, as obras andam, pra colocarem a placa de inauguração”, diz o comerciante Ricardo Ribeiro, 30.

Atualmente, a cidade de São Paulo tem 46 CEUs em funcionamento. Todos estão na periferia da capital e contam, além dos espaços comuns de uma escola, como salas de aula e biblioteca, equipamentos culturais, teatros, cinemas e espaços esportivos, quadras e piscinas. Haddad ainda instalou, em 2016, salas de cinema públicas em diversos CEUs, inclusive o Vila Atlântica, Perus e o Paz, na Brasilândia. Cada unidade de educação recebe em média 115 mil visitantes por ano.

Os CEUs foram criados por Marta Suplicy durante sua gestão como prefeita da cidade (2001 – 2004), ainda quando fazia parte do Partido dos Trabalhadores (PT). Hoje, a ex-prefeita faz parte do PMDB. Só durante a sua gestão, a política inaugurou 22 unidades do projeto. José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD, ex-DEM) também inauguraram mais centros educacionais.

“Como os CEUs são muito caros, a nossa escolha foi investir primeiro em creches nas regiões com mais demandas”, diz Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação. Havia 28 escolas em obras, 16 foram entregues e o restante continua em construção. “Com a economia, agora conseguimos retomar os CEUs.”

Veja os endereços dos futuros CEUs:

CEUs em obras Início das obras Interrupção % executado
José Bonifácio/São Pedro dez 15 nov 16 30
São Miguel jul 16 nov 16 29
Clube Escola Freguesia O dez 15 nov 16 38
Parque Novo Mundo dez 15 nov 16 31
Cidade Tiradentes ago 16 dez 16 6
Tremembé/Jd. Joamar ago 16 dez 16 1
Carrão Tatuapé dez 15 mai 16 28
Jose de Anchieta dez 15 nov 16 36
Taipas jul 16 dez 16 9
Pinheirinho D’água ago 16 dez 16 8
Clube Escola Vila Alpina dez 15 nov 16 39
Parque do Carmo dez 15 nov 16 39

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch