Publicado em 31/12/2021 às 9h30
por Redação
A Linha 8-Diamante da CPTM, que liga a região de Itapevi ao centro da capital, passará a ser gerida pela concessionária ViaMobilidade a partir de 27 de janeiro de 2022. Neste dia, a operação da linha, que conta com 42 km e 24 estações, das quais se destacam Palmeiras-Barra Funda, Lapa, Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina (na zona noroeste); será oficialmente transferida da CPTM para a empresa que venceu a concorrência. Entretanto, até lá, ainda caberá à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos a gestão do sistema, que inclui operação de trens e equipes de segurança.
Com a transferência, a ViaMobilidade será responsável pela operação, conservação, manutenção, modernização das instalações e, em seguida, pela construção de novas estações. Pelo modelo de concessão firmado, a Linha 8-Diamante ficará a cargo da concessionária pelos próximos 30 anos.
Unificação das Estações Lapa

Um dos destaques da concessão é o compromisso de unificar as estações Lapa por meio da integração das linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Embora próximas, as duas estações, uma da Linha 7-Rubi e outra da 8-Diamante, não estão conectadas. É um problema antigo que se arrasta desde 1992, quando a CPTM assumiu o sistema. De lá para cá, o governo paulista só postergou a solução – gestão após gestão –, que seria construir uma nova estação no lugar. Além da integração, a concessionária deverá promover obras de acessibilidade no local.

Adicione Comentário