Publicado às 11h50
Por Gabriel Cabral
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo tentou reestruturar a rede básica de atendimento da prefeitura. A ideia era transferir o atendimento das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) para as Unidades Básicas de Saúde do estado (UBSs). A mudança foi anunciada e março. Desde então, além do incomodo da população, seis inquéritos foram abertos e o Ministério Público pressionou a gestão a explicar a necessidade da alteração.
Agora, a prefeitura voltou atrás e suspendeu a reorganização implantada. A gestão também se comprometeu a recontratar os profissionais demitidos e contou que irá reabrir as 13 unidades fechadas e transformadas em UBSs. Entre locais que voltam a funcionar, estão a AMAs Parque Maria Domitila, em Pirituba, a Vila Piauí, na região da Vila Jaguara, e Jardim Elisa Maria, na Brasilândia.
A reabertura ocorre no dia 25 de agosto, mas só em setembro o atendimento voltará a ser realizado de segunda a sábado, como era anteriormente. A promessa da prefeitura é contratar 61 médicos para a retomada do serviço. Veja abaixo a lista completa de AMAs que voltam a funcionar no fim do mês.
- AMA Jardim Elisa Maria
- AMA/UBS Integrada Jardim Capela
- AMA/UBS Integrada Jardim Miriam (Manoel Soares de Oliveira)
- AMA/UBS Integrada Jardim Mirna
- AMA/UBS Integrada Jardim São Jorge (Dr. Paulo Eduardo Elias)
- AMA/UBS Integrada Parque Doroteia
- AMA/UBS Integrada Parque Novo Santo Amaro
- AMA/UBS Integrada Paulo VI
- AMA/UBS Integrada Vila Joaniza
- AMA/UBS Integrada Vila Missionária
- AMA/UBS Integrada Vila Nova Jaguaré
- AMA/UBS Integrada Vila Piauí
- AMA/UBS Integrada Parque Maria Domitila

Bom dia de quando é esta materia
Obrigada.